Terra Vermelha, Crença e Insubmissão no Alentejo do Século XX

Um livro de histórias do Alentejo. Do Alentejo profundo. Do Alentejo rural. Autor: Paulo Barriga
Editora: Guerra & Paz
Título: Terra Vermelha, Crença e Insubmissão no Alentejo do Século XX
Em stock
SKU
801487
3,00 €

Envio das encomendas em 2 dias Ver mais...

Contacte-nos para mais informação.

Fazemos a primeira troca grátis em 3 dias.

Partilha

Um livro de histórias do Alentejo. Do Alentejo profundo. Do Alentejo rural.

Nesta hipótese de História, o que se pode encontrar são relatos de acontecimentos individuais, singulares, únicos. Quase sempre esquisitos. Extravagantes. Isolados e excêntricos, porém, apenas na aparência. No seu conjunto, na relação que entre si se propõe, formam tais episódios um curioso corpo. Perfazem um todo do qual sobressaem as mais poderosas dicotomias que enraízam uma certa portugalidade: a revolta e a resignação. A indignação e a indiferença. A crença e a nostalgia. A fé e a incerteza.

O subtítulo lança o aviso: «crença e insubmissão no Alentejo do século XX». Sendo que esta «crença» tanto se pode materializar na devoção religiosa propriamente dita, como na ilusão, na alucinação, ou no logro que sempre acontece quando é farta a abundância de utopias políticas ou de prodígios sobrenaturais e, até, extraterrestres. Resta referir que estas são reportagens históricas, umas vezes mais lúdicas, outras mais etnográficas, outras mais documentais.

São artigos que, no seu todo, consubstanciam uma grande reportagem sobre uma certa «História do Alentejo rural». Não são textos inéditos, os presentes. Estas reportagens foram publicadasentre Novembro de 1999 e Janeiro de 2005 nas revistas Grande Reportagem e Visão e, em abundância, no jornal O Independente.

Mais informação
Autor Paulo Barriga
Código de Barras 9789898014870
Editora Guerra & Paz
Páginas 109
Colecção ---
Escreva a sua própria avaliação
Apenas utilizadores registados podem fazer avaliações. Por favor, inicie sessão ou crie uma nova conta